News

O MBA PPP e Concessões anunciou, neste mês de novembro, duas novas parcerias institucionais: com o Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), e com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com apoio da RedePPP e módulo executivo internacional na London School of Economics and Political Science (LSE), o curso apresentou os parceiros antes da formatura da sua primeira turma de especialistas, em São Paulo.

A parceria com o TCU envolve a realização de um curso inovador de Controle Externo em PPPs e Concessões, a distância. Composto de dois módulos (Básico e Avançado), o curso será gratuito e aberto a todos os interessados. O Módulo Básico estará disponível na plataforma virtual do ISC/TCU, enquanto o Módulo Avançado será disponibilizado na plataforma do MBA PPP, com um número restrito de vagas. “Estamos preparando essa disciplina com muito entusiasmo. Temos um corpo técnico que há bastante tempo trabalha com PPPs e Concessões”, disse o auditor do TCU Leonardo Garcia. Segundo o coordenador-geral do MBA, Carlos Alexandre Nascimento, “a parceria com o ISC/TCU é um marco na disseminação de conhecimento sobre o papel e atuação dos órgãos de controle externo em projetos de infraestrutura e buscará contribuir por meio da capacitação técnica para melhorar o ambiente de projetos entre controlador e controlados”.

Já a Enap disponibilizará a servidores públicos e público geral um curso de introdução às PPPs elaborado pelo MBA PPP e Concessões. “Criamos uma escola virtual de governo, e o curso de introdução às PPPs vai estar disponível nessa plataforma”, explicou Paulo Marques, diretor de Educação Continuada da Enap e Presidente em exercício da instituição. Nascimento ainda informa que o curso busca levar o conhecimento básico sobre o tema para todos os interessados, reduzindo a desinformação sobre os conceitos relacionadas à participação do setor privado em projetos de infraestrutura em parceria com governos.

O MBA PPP e Concessões formou na sexta-feira, dia 9 de novembro, a sua primeira turma de especialistas. Um dos alunos que recebeu o certificado foi o deputado federal eleito pela Bahia Otto Alencar Filho. “No MBA, encontrei grandes professores e profissionais. A parceria público-privada é uma das principais soluções para acabar com gargalos não só na infraestrutura, mas também em áreas como saúde e educação”, afirmou. Ele recebeu o diploma de especialista das mãos do coordenador acadêmico do curso, Moisés Marques.

O curso de especialização já está em sua terceira turma, contribuindo para a formação de novos técnicos especialistas no tema. “Temos muitos contratos de PPPs assinados e poucas pessoas que entendem como devem ser avaliados e acompanhados. Este é o grande desafio”, disse Priscila Romano, secretária-executiva da RedePPP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário